APRENDER A CRESCER
- C.A.T.L " Aprender a crescer"
- Oeiras/ Paço de Arcos, Portugal
- O Centro de Tempos Livres tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento harmonioso da criança no domínio sócio-afetivo, psico-motor, e intelectual em estreita colaboração com o meio de inserção da criança na família e na comunidade.
domingo, 31 de outubro de 2021
quinta-feira, 28 de outubro de 2021
Gato preto
Superstição e os gatos pretos
Os gatos pretos são considerados um símbolo do Halloween. Mas como é que isto aconteceu? Os gatos pretos sempre tiveram a si associados superstição. Provavelmente, a superstição deve-se ao seu caminhar furtivo, indistinguível da noite senão pelos seus olhos brilhantes.
Em França e Espanha medievais, os gatos pretos eram considerados como má sorte e até como fontes de maldições para quem se aproximasse deles. Na Alemanha medieval, as pessoas pensavam ser amaldiçoadas se um gato preto se cruzasse no seu caminho. Mas nem sempre os gatos pretos são associados à má sorte.
Em certas culturas, os gatos pretos eram na verdade considerados como símbolos de boa sorte. Na Grã Bretanha, acreditava-se que os gatos pretos traziam riqueza à casa que decidissem ocupar. No Japão, também eram considerados como portadores da boa sorte. No Egipto, eram venerados como sagrados.
Nos Estados Unidos, onde também se comemora Halloween, os gatos pretos ficaram associados à má sorte e assombramentos. Tudo começou com os peregrinos em Plymouth, que desconfiavam de tudo o que se associasse à bruxaria, incluindo gatos pretos.
Eles perseguiam os gatos pretos, até implementando o hábito bárbaro de queimar os gatos para proteger as casas de fogos. Após a passagem do tempo de perseguição às bruxas, os gatos pretos acabaram por ficar sempre associados ao místico.
Os decoradores passaram a usá-los como símbolo do Halloween, tal como as bruxas. Agora são usados como decoração nas portas, para assustar as crianças que batem de porta a porta a pedir doce ou travessura.