APRENDER A CRESCER

Oeiras/ Paço de Arcos, Portugal
O Centro de Tempos Livres tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento harmonioso da criança no domínio sócio-afetivo, psico-motor, e intelectual em estreita colaboração com o meio de inserção da criança na família e na comunidade.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

A história : " Floco de Neve"


FLOCO DE NEVE


Floco de Neve é um pinguim que nasceu há poucos meses e está a adaptar-se e a aprender a viver no seu mundo. No bloco de gelo onde habita tudo e todos são novidade!

Os outros pinguins jovens bem tentavam brincar com ele, mas ele queria fazer tudo de modo diferente e não aceitava as regras das brincadeiras. E, aos poucos, estava a ficar de lado no grupo de novos amigos. Floco de Neve não se importava e dizia:

- Eu até prefiro brincar sozinho!

Então, começou a brincar sozinho. Nos primeiros minutos até se divertiu, mas depois com o passar do tempo, a brincadeira ia ficando aborrecida… Olhava para o lado, na esperança de ver algum amigo ali perto, mas já nenhum pinguim queria brincar com ele. Estavam todos entretidos a brincar juntos! E pareciam tão felizes!

O pinguim, que era orgulhoso, não quis ir ter com os amigos e resolveu continuar sozinho. Inventou uma brincadeira nova e começou a pular, a correr e a deslizar pelos blocos de gelo, até que caiu e magoou-se numa pata. Tentou pôr-se de pé para ir pedir ajuda, mas não conseguiu. E também não havia ali ninguém que o pudesse socorrer.

Nesse momento pensou:

- Se eu tivesse valorizado os meus amigos, não estaria aqui sozinho e magoado. Afinal, brincar sozinho não é assim tão divertido! Sinto muita falta de ter amigos…

A noite passou e ninguém se apercebeu de que ele precisava de ajuda. Floco de Neve ficou ali a noite toda, sozinho, assustado, com frio, fome e cheio de dores.

Ao amanhecer, ouviu passos. Olhou à sua volta e viu ao longe um grupo de pinguins que gritavam:

- Floco de Neve!! Onde estás?

Ele respondeu muito feliz e aliviado:

- Estou aqui! Ajudem-me!

Os amigos foram ter com ele e disseram-lhe:

- Logo pela manhã sentimos a tua falta e percebemos que tu não tinhas dormido connosco. O que te aconteceu?

- Estava a inventar uma brincadeira nova e comecei a correr até que caí e magoei-me nesta pata. Dói- me muito… não consigo andar. - explicou Floco de Neve.

- Dormiste aqui a noite toda? – perguntaram os amigos.

- Sim e até foi bom…

- Foi bom?! – questionaram os pinguins admirados.

- Sim, porque só assim aprendi que não é bom brincar sozinho e que não podemos viver sem amigos. Aprendi a dar valor à amizade.

O pinguim mais velho do grupo disse:

- Sabes, Floco de Neve, nós sabíamos que irias chegar a essa conclusão. A vida sem amigos é aborrecida.

Os pinguins pegaram no Floco de Neve ao colo e levaram-no para o ajudarem a tratar dos ferimentos.

A partir desse dia, nunca mais se viu, naquele bloco de gelo, um pinguim a brincar sozinho.

É muito importante ter amigos e ser amigo dos outros!

Sem comentários:

Enviar um comentário