APRENDER A CRESCER

Oeiras/ Paço de Arcos, Portugal
O Centro de Tempos Livres tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento harmonioso da criança no domínio sócio-afetivo, psico-motor, e intelectual em estreita colaboração com o meio de inserção da criança na família e na comunidade.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Puzzles

Os puzzles são desde há muito um dos brinquedos favoritos de aprendizagem das nossas crianças, por isso esta semana estivemos a montar puzzles. 

 Listo abaixo algumas das capacidades das crianças que são melhoradas por brincarem com puzzles: 


Capacidades cognitivas – Os puzzles ajudam as crianças a desenvolver e a melhorar o raciocínio. Eles ajudam a perceber relações “ do todo com a parte” e aumentam a perceção visual e espacial. Dependendo dos temas dos puzzles, estes também podem ensinar-lhes uma grande variedade de tópicos como o alfabeto, os números, as cores, reconhecimento de formas, e ainda noções de categorias como veículos de transportes, animais de estimação, etc.


 Perícia – Os puzzles são também uma forma divertida de melhorar a perícia e as capacidades motoras das crianças. Estas capacidades serão muito importantes na altura da criança aprender a escrever, e elas começam a desenvolver estes processos muito antes de saberem segurar num lápis. O ato de pegar e agarrar nas peças do puzzle e colocá-las nos sítios certos irá ajudá-las no desenvolvimento dessas capacidades motoras.


 Coordenação olho – mão – O facto de a criança manipular as peças para ver se encaixam ajuda a reforçar os seus processos de coordenação olho - mão. 


 Capacidades sociais – Os puzzles podem ser feitos pela criança sozinha, no entanto, se forem feitos em conjunto com outras crianças (ou mesmo pessoas adultas: pais, familiares, educadoras, etc.) são uma grande ferramenta para promover a cooperação. Por exemplo, ao pedirem para lhes ser passada uma peça ou ao discutirem onde uma determinada peça encaixa, as crianças estão a partilhar tarefas e a aprender a cooperar umas com as outras. Por outro lado, podem também ajudar as crianças a lidar com a frustração, por exemplo quando uma peça não encaixa.


O desenvolvimento de todas estas capacidades é fundamental na vida da criança, para ela poder passar todos os estágios do seu crescimento e da sua aprendizagem sem grandes problemas e assim ficar melhor preparada para os desafios futuros.





Sem comentários:

Enviar um comentário