APRENDER A CRESCER

Oeiras/ Paço de Arcos, Portugal
O Centro de Tempos Livres tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento harmonioso da criança no domínio sócio-afetivo, psico-motor, e intelectual em estreita colaboração com o meio de inserção da criança na família e na comunidade.

sábado, 30 de março de 2013

Visita -RTP

Como era a transmissão da rádio e televisão portuguesa antigamente? Como eram as televisões dos nossos antepassados? Como eram os rádios do século anterior? Como eram gravados os programas de televisão à 50 anos atrás?
São perguntas cuja resposta  encontramos na colecção museológica da rádio e televisão portuguesa  no Museu da RTP em Lisboa.

Vimos desde o grande receptor de rádio Scoot Radio de 1935, ao receptor de televisão Philco de 1958, passando por telégrafos, gravadores de áudio, receptor de rádio e televisão, câmara de filme e televisão, e diversos dispositivos multimédia em áudio e vídeo representativos das memoráveis transmissões realizadas no percurso histórico da humanidade.





No Museu estão presentes 2 estúdios de gravação: localizado na entrada, o estúdio de rádio revela o ambiente de radiofónico de antigamente, a forma como os programas eram criados e a sua respetiva transmissão pelos equipamentos eletrónicos da época; o estúdio de televisão fica localizado na final do Museu da RTP, contém ambiente tipicamente de telejornal, cujo fundo verde possibilita a colocação digital de diversas imagens ilustrativas das notícias. Esta área contém ainda um laboratório de edição de imagem e som, que possibilitou  conhecermos como é efetuado o trabalho de background de um estúdio de televisão.
Neste estúdio de televisão,  usufruimos da experiência de pivot, através da leitura de noticias e respectiva gravação no laboratório. No final, recebemos  um DVD com o programa de televisão em que fomos  protagonistas, para mais tarde recordar.



Sem comentários:

Enviar um comentário