O papel da laranja na Alimentação Saudável
Da alimentação saudável devem fazer parte todos os diferentes grupos de alimentos, segundo uma proporção coerente e nutricionalmente adequada às necessidades humanas. Contudo, só a mais ampla diversificação de alimentos, dentro de cada grupo, permite cumprir o desejável equilíbrio alimentar, desde que integre produtos hortícolas e fruta da época.
Os produtos hortícolas e fruta são os alimentos que devem ocupar o maior volume alimentar diário. As frutas em geral são nutricionalmente ricas de fibra vegetal, vitaminas e minerais, nutrientes protectores e reguladores.
A laranja é particularmente rica em vitamina C e em pectina, uma das fracções da fibra vegetal, importante na regulação dos valores de colesterol. Acresce também, o benefício de oferecer intacto o seu valor nutritivo, dado que se come sempre crua.
Assim, é aconselhável o consumo de pelo menos uma laranja por dia, da dose diária recomendada de vitamina C, bem como de quantidade razoável de um dos melhores reguladores dos valores do colesterol.
Composição nutricional (por 100 gramas)
Energia
Quilo-calorias
42
Quilo-Joules
176
Hidratos de carbono (gramas)
8,5
Gordura (gramas)
0,6
Proteínas (gramas)
0,7
Vitamina C (miligramas)
60
O nosso trabalho das laranjinhas:
Sem comentários:
Enviar um comentário