Fomos ao Hospital SantAna da Parede ser investigadores por um dia.
Fundado em 1904, o Sanatório de Sant'Ana - atualmente Hospital de Sant'Ana, pertence à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Esta unidade de Saúde ganhou notável reputação, quer no âmbito da Ortopedia em Portugal, quer na prestação de cuidados de saúde especializado, investigação e formação dos seus profissionais.
Em Portugal, o médico Sousa Martins foi um dos precursores desta luta e encontrou no casal Biester (mentor do projeto), o apoio para que se construísse um Sanatório, numa região em que o clima, pelas suas características, era particularmente indicado para o tratamento deste tipo de doente.
Após a morte do casal Biester, a tia e herdeira D. Claudina Chamiço, aos 79 anos, transformou o projeto imaginado por Amélia Bister na missão da sua vida.
O Sanatório de Sant'Anna, nome inicial da Instituição, foi assim inaugurado, no dia 31 de Julho de 1904, por D. Claudina Chamiço, que mais tarde em 1911 o legou à Misericórdia de Lisboa "... por ser a Instituição que pela sua respeitabilidade, antiguidade e garantia de duração, mais própria lhe pareceu para receber este legado".
Sem comentários:
Enviar um comentário