APRENDER A CRESCER

Oeiras/ Paço de Arcos, Portugal
O Centro de Tempos Livres tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento harmonioso da criança no domínio sócio-afetivo, psico-motor, e intelectual em estreita colaboração com o meio de inserção da criança na família e na comunidade.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Adivinhas de Inverno







Quem vem lá
Com muito frio, vento e chuva?
Quem será o descarado
e manhoso?
Quem será que traz geada,
neve e bruma?
Quem será?...

R: É o Inverno

Eu corro, não tenho pernas;
Assobio, não tenho boca;
Mas nunca ninguém me viu,
E tenho bastante força.

R: Sou o vento. 




Ora escuras, ora alvas,
às vezes esfarrapadas,
Se começam a chorar
Deixam as terras molhadas.

R: Nuvens.

Fria e alvinha
Cobre todo o chão.
O mar e os rios
Ela não cobre, não!

R: É a neve.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dia dos Reis

DIA DE REIS 
    O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro pois foi o dia em que o menino Jesus recebeu a visita dos Três Reis Magos, que lhe trouxeram muitos presentes.
    A data celebra a vinda de Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta dia as pessoas retiram todos os enfeites natalinos das casas e desmontam seus presépios e árvores de Natal.
    Em alguns países como Espanha e Portugal, as crianças deixam sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar a viagem. Em troca, os Reis Magos deixam doces que as crianças encontram no lugar do capim quando acordam.

As nossas coroas

 os nossos Reis

domingo, 5 de janeiro de 2014

Dia da Paz - 1 de janeiro

Dia Mundial da Paz
O dia 1º de janeiro é mundialmente conhecido como o dia da paz.
A paz é um sentimento que temos quando mantemos uma relação harmoniosa com outras pessoas, causando um estado de tranquilidade e de não violência. É também um estado de quietude de um lugar, sem barulho, movimento e agitação.
Contudo, há dois mil anos, os povos babilónicos comemoravam o início do ano em março, em agradecimento à chegada da primavera no hemisfério norte, época em que voltariam a plantar, ficando conhecida como a época do reinício da vida.
Porém, foram os romanos que escolheram o dia primeiro de janeiro como a data do Ano Novo, sendo inserida no calendário gregoriano em 1582.
Somente em 1967 a data foi instituída, tornando-se oficial, através do Papa Paulo VI, entrando em vigor a partir de 1968.
O ano de 1968 foi de muita violência, marcado pela guerra do Vietname. Além dessa, outras guerras já tinham agredido o mundo, causando a morte de milhares de pessoas.
Com isso, o Papa passou a escolher um assunto para ser lembrado, especialmente nesta data, a fim de tocar o coração das pessoas, tornando-as mais humanas e interessadas no bem comum, na paz entre os homens.
Até hoje foram abordados ao total quarenta e dois temas, expostos nos discursos dos papas durante a ceia de natal. As questões lembradas ficam por conta de assuntos como solidariedade, conflitos mundiais, pobreza, infância e adolescência, educação, direitos humanos, perdão, etc.
Por esta razão fizemos muitas pombas da Paz.