APRENDER A CRESCER

Oeiras/ Paço de Arcos, Portugal
O Centro de Tempos Livres tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento harmonioso da criança no domínio sócio-afetivo, psico-motor, e intelectual em estreita colaboração com o meio de inserção da criança na família e na comunidade.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Moinhos

                            No dia 7 de Abril comemora-se o dia nacional dos moinhos.

A origem desse dia é desconhecida da maior parte das pessoas e organizações. 
l
Ainda existem milhares de moinhos em Portugal e muitos estão a ser recuperados, seja como elemento de valorização da paisagem ou estruturas de apoio ao lazer, projetos educativos e de turismo.


Na zona de Lisboa existiam no final do século XVIII cerca de 500 moinhos, que tinham capacidade para produzir perto de meio quilo diário de pão por pessoa, a chamada ração.
lForam estrategicamente construídos nos últimos 50 anos do século XVIII numa coroa que apanhava parte do vale de Alcântara, Amoreiras, Monsanto - onde ainda existem algumas torres -, Oeiras, Loures e Amadora. Funcionaram em pleno por mais 50 anos, mas a logística e os custos de manutenção eram elevados. A industrialização veio permitir concentrar a produção em uma ou duas fábricas e os velhos moinhos "foram fechando uns atrás dos outros". "Deixaram de existir por razões tecnológicas e de mercado.


O património molinológico estende-se por todo o país e é tão variado quanto as fontes de energia utilizadas.
lNo litoral abundam os moinhos de vento, no Centro-Norte os de água (azenhas) e na montanha  os mais pequenos, de rodízio, enquanto no Sul existem todos os tipos, conforme a energia que se podia aproveitar em determinado local: vento ou água .



lUm moinho é uma instalação destinada à fragmentação  de materiais em bruto, especificadamente grãos de trigo ou de outros cereais, por meio de mós.
lHá dois grandes grupos de moinhos tradicionais, que se classificam pela fonte da energia utilizada para fazer mover a mó:
lMoinhos de vento são todos aqueles moinhos que utilizam o vento como fonte de energia, a chamada "energia eólica".
lMoinhos de água são os moinhos que fazem uso da água corrente (energia hidráulica).







Sem comentários:

Enviar um comentário