Toda a gente sabe que os dias de calor são os melhores para ir para a praia (ou
para o rio) brincar e até ganhar um bocadinho de bronzeado.
O problema é
que com as brincadeiras, não reparamos nos perigos que por lá pode
haver.
É claro que, se soubermos quais são esses perigos, podemos
evitá-los e divertir-nos à mesma.
Lá diz o ditado: "Mais vale prevenir do
que remediar". Então, vamos a isso..
Cuidados com o Sol
Não deves estar ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h30 e as
16h30 - pela hora de Verão em Portugal).A estas horas a radiação solar é mais perigosa.
Depois do Inverno o nosso corpo precisa de se voltar a habituar ao sol e ao calor, por isso, nos primeiros dias de praia, usa uma camisola de algodão, chapéu (o boné não protege as orelhas) e calção ou fato de banho. E tenta manter esta roupa seca, para não se colar ao corpo e deixar de te proteger do sol.
Os perigos de queimaduras pelo sol aumentam ou diminuem conforme o tipo de pele. Mesmo que tenhas um "bronzeado natural", não estejas ao sol sem um filtro solar de proteção adequado.
Para fazer efeito, deves pôr o protector solar cerca de meia hora antes de ires para a praia e pôr mais regularmente (de hora a hora, cada vez que se sai do banho ou se transpirares muito).
Não te esqueças de proteger o peito dos pés, as costas das mãos, as orelhas, o nariz, os lábios e a área em redor dos olhos. São zonas sensíveis e também se queimam!
Mesmo que fiques todo o dia debaixo de um chapéu-de-sol ou de um toldo, usa na mesma o filtro solar. É que esta sombra não impede totalmente a passagem dos raios solares, e a luz reflectida na areia pode ser suficiente para provocar uma queimadura.
Sem comentários:
Enviar um comentário