esde 1998 que Portugal comemora o mar no dia 16 de Novembro. Esta data pretende alertar a sociedade para a importância do mar e para os problemas que ameaçam os ecossistemas marinhos.
No dia 16 de Novembro de 1994 entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do mar (CNUDM), que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Portugal ratificou este documento a 14 de Outubro de 1997, pelo qual assumiu responsabilidades da área marítima mais extensa da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.
Este dia pretende realçar a importância do mar e alertar a sociedade para os problemas que afectam os ecossistemas marinhos, através de uma série de eventos e iniciativas em vários pontos do país.
Por sua vez a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) assinalou o Dia Nacional do Mar com o lançamento de uma petição na Internet, a pedido do governo português, para implementar áreas marinhas protegidas, tendo como objectivo uma melhor gestão e uso dos recursos. A criação destas áreas protegidas visa o maior controlo das actividades desenvolvidas no oceano de forma a reduzir a sua degradação.
Os nossos trabalhos
Sem comentários:
Enviar um comentário