APRENDER A CRESCER

Oeiras/ Paço de Arcos, Portugal
O Centro de Tempos Livres tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento harmonioso da criança no domínio sócio-afetivo, psico-motor, e intelectual em estreita colaboração com o meio de inserção da criança na família e na comunidade.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

sábado, 28 de dezembro de 2013

Contos de Natal- Biblioteca de Oeiras

Contos de Natal são pequenas histórias contadas sobre diversos pontos de vista, sobre esta época tão mágica e singular






Bolinhos Natalícios

Ingredientes:
2 ovos
2 laranjas
250gr de açucar
150gr de manteiga
500gr de farinha

Juntar  os ovos com o açúcar, a seguir raspa e sumo das laranjas.
A seguir junta-se manteiga amolecida e por último a farinha.
Amassa- se bem e faz -se os bolinhas com as formas de Natal.
Vai ao forno a 140 graus durante 15 minutos.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Boas Festas

Que a Magia da Noite de Natal transforme os vossos Sonhos em Realidade.
Feliz Natal e um  2014 cheio de Vontade, Saúde, Amor, Carinho e muitos Abracinhos!

Puzzles

Os puzzles são desde há muito um dos brinquedos favoritos de aprendizagem das nossas crianças, por isso esta semana estivemos a montar puzzles. 

 Listo abaixo algumas das capacidades das crianças que são melhoradas por brincarem com puzzles: 


Capacidades cognitivas – Os puzzles ajudam as crianças a desenvolver e a melhorar o raciocínio. Eles ajudam a perceber relações “ do todo com a parte” e aumentam a perceção visual e espacial. Dependendo dos temas dos puzzles, estes também podem ensinar-lhes uma grande variedade de tópicos como o alfabeto, os números, as cores, reconhecimento de formas, e ainda noções de categorias como veículos de transportes, animais de estimação, etc.


 Perícia – Os puzzles são também uma forma divertida de melhorar a perícia e as capacidades motoras das crianças. Estas capacidades serão muito importantes na altura da criança aprender a escrever, e elas começam a desenvolver estes processos muito antes de saberem segurar num lápis. O ato de pegar e agarrar nas peças do puzzle e colocá-las nos sítios certos irá ajudá-las no desenvolvimento dessas capacidades motoras.


 Coordenação olho – mão – O facto de a criança manipular as peças para ver se encaixam ajuda a reforçar os seus processos de coordenação olho - mão. 


 Capacidades sociais – Os puzzles podem ser feitos pela criança sozinha, no entanto, se forem feitos em conjunto com outras crianças (ou mesmo pessoas adultas: pais, familiares, educadoras, etc.) são uma grande ferramenta para promover a cooperação. Por exemplo, ao pedirem para lhes ser passada uma peça ou ao discutirem onde uma determinada peça encaixa, as crianças estão a partilhar tarefas e a aprender a cooperar umas com as outras. Por outro lado, podem também ajudar as crianças a lidar com a frustração, por exemplo quando uma peça não encaixa.


O desenvolvimento de todas estas capacidades é fundamental na vida da criança, para ela poder passar todos os estágios do seu crescimento e da sua aprendizagem sem grandes problemas e assim ficar melhor preparada para os desafios futuros.





Trabalhinhos de Natal











Circo

Companhia Internacional de Circo!

Já vos é familiar aparecermos nesta altura do ano, para vos propor que venham viajar connosco na aventura do mais antigo espetáculo do Mundo, O Circo…para distribuir gargalhadas com som de cristais, cartolas coloridas e as mais diversas alegrias, onde só cabem sonhos magistrais…

O Coliseu dos Recreios há mais de 123 anos proporciona à cidade de Lisboa um selecionado espetáculo de Circo de reconhecida qualidade internacional e nesse âmbito propomos a todos os interessados momentos de grande convívio com as suas famílias.

O CIRCO É O ÚNICO LUGAR DO MUNDO ONDE SE PODE SONHAR DE OLHOS ABERTOS !!!
E para nós foi um espetáculo fantástico!!!!!!!!!!!!!!!



















Projeto ECO_ESCOVINHAS


Todos já tivemos esta dúvida: o que fazer a uma escova de dentes em fim de vida? 
Para os mais esquecidos, a sua longevidade não deverá ser superior a três meses, período após o qual é recomendado renovar a nossa escova, a bem da nossa higiene oral.
Mas voltando à pergunta inicial, a verdade é que já há quem desenvolva esforços para recolher, reencaminhar e reciclar este resíduo, que sem dúvida foge aos padrões das habituais embalagens recicláveis, apesar de o ser.
Foi precisamente com o objetivo de valorizar este resíduo e, pelo caminho, incentivar a uma maior preocupação com saúde oral, que surgiu o Projeto EcoEscovinha.

Estamos, assim, perante a criação de ciclo com diversas e óbvias vantagens. Em primeiro lugar, do ponto de vista ambiental, estamos a falar de uma solução que prova a possibilidade de criar valor acrescentado a partir deste resíduo, cujo destino não precisa de ser necessariamente o lixo indiferenciado. Por outro lado, é sem dúvida inteligente e oportuna a ideia de envolver várias instituições e públicos específicos – por exemplo o escolar - nesta sensibilização para recolha das escovas e um maior cuidado na manutenção da higiene dentária.

Por isso tragam a vossa escova de dentes velha e coloquem no nosso Eco-Escovão!!!






A aula com a Higienista Raquel, aprendemos como escovar os dentes corretamente.












segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

calendário do advento

História e origens do calendário do Advento
O calendário do Advento é uma invenção alemã. Ele é formado por 24 janelinhas, que correspondem, cada uma, a um dia do Advento, período que cobre os 24 dias do mês de dezembro até a chegada do Natal.
Ao abrir uma janelinha por dia, faz-se a contagem regressiva até o Natal. O calendário torna a espera pelo grande dia mais prazerosa para as crianças.
As origens do calendário do Advento remontam às áreas protestantes da Alemanha do século XIX. O primeiro deles, dizem, data de 1851.Famílias protestantes desenhavam com giz uma linha que perpassava todos os 24 dias de dezembro até a noite de Natal.
Aqui está o nosso com mensagens bonitas.........

domingo, 1 de dezembro de 2013

Direitos das crianças


No dia 20 de novembro de 1989, representantes de centenas de países aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança
Ela foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, porém, voltada para as crianças.


Os direitos das crianças são os seguintes:

  1. Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica.
  2. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
  3. Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
  4. Todas as crianças têm direito a uma nacionalidade.
  5. Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe.
  6. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.
  7. Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
  8. Todas as crianças têm direito à educação e ao lazer.
  9. Todas as crianças têm direito de ser socorridas em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofe.