APRENDER A CRESCER

Oeiras/ Paço de Arcos, Portugal
O Centro de Tempos Livres tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento harmonioso da criança no domínio sócio-afetivo, psico-motor, e intelectual em estreita colaboração com o meio de inserção da criança na família e na comunidade.

sábado, 30 de março de 2013

Visita -RTP

Como era a transmissão da rádio e televisão portuguesa antigamente? Como eram as televisões dos nossos antepassados? Como eram os rádios do século anterior? Como eram gravados os programas de televisão à 50 anos atrás?
São perguntas cuja resposta  encontramos na colecção museológica da rádio e televisão portuguesa  no Museu da RTP em Lisboa.

Vimos desde o grande receptor de rádio Scoot Radio de 1935, ao receptor de televisão Philco de 1958, passando por telégrafos, gravadores de áudio, receptor de rádio e televisão, câmara de filme e televisão, e diversos dispositivos multimédia em áudio e vídeo representativos das memoráveis transmissões realizadas no percurso histórico da humanidade.





No Museu estão presentes 2 estúdios de gravação: localizado na entrada, o estúdio de rádio revela o ambiente de radiofónico de antigamente, a forma como os programas eram criados e a sua respetiva transmissão pelos equipamentos eletrónicos da época; o estúdio de televisão fica localizado na final do Museu da RTP, contém ambiente tipicamente de telejornal, cujo fundo verde possibilita a colocação digital de diversas imagens ilustrativas das notícias. Esta área contém ainda um laboratório de edição de imagem e som, que possibilitou  conhecermos como é efetuado o trabalho de background de um estúdio de televisão.
Neste estúdio de televisão,  usufruimos da experiência de pivot, através da leitura de noticias e respectiva gravação no laboratório. No final, recebemos  um DVD com o programa de televisão em que fomos  protagonistas, para mais tarde recordar.



sexta-feira, 29 de março de 2013

Origami- coelhos

Origami é a arte japonesa de dobrar papel. O nome tem origem na palavra japonesa ori(dobrar) e kami(papel), que juntas formam origami. Para o fazer basta um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ou não ser de cores diferentes e prosseguir com uma serie de dobraduras definidas sem cortar o papel.
O origami nasceu há quase mil anos na corte imperial japonesa, onde era tido como passatempo. Mais tarde o povo japonês adotou como arte. No Japão atual o origami é muito praticado por todas as pessoas de várias idades.
Tem um papel importante no desenvolvimento inteletual  da criança, pois exige concentração,  estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual.
Aqui estão os nossos coelhinhos...............




A Primavera

A Primavera
 
A Primavera é uma estação do ano que começa no dia 21 de Março e acaba no dia 21 de Junho.
Nesta estação do ano os campos ficam mais coloridos e verdejantes, porque nascem as flores do campo, que são espontâneas e alegram a Natureza. Na Primavera as árvores começam a ter mais folhas, por isso, dão-nos mais oxigénio e também começam a florir. Os pássaros, que voltam para Portugal, como por exemplo: as cegonhas, as andorinhas e as rolas fazem os seus ninhos fofos e confortáveis para receberem os seus filhotes. O clima na Primavera começa a aquecer e os animais que hibernam acordam, tais como: as cobras, os ouriços, os lagartos, os cágados e as rãs. Os agricultores estrumam, fresam, lavram, semeiam, adubam, sacham e regam os campos para as suas sementeiras nascerem viçosas. Na Primavera semeiam-se: as batatas, o milho, os feijões, as alfaces, as couves, as cebolas, as cenouras, as ervilhas, as favas… Nesta estação do ano as pessoas vestem roupas mais frescas, claras e leves porque os dias são mais quentes e maiores, por isso, os meninos também podem brincar durante mais tempo, na rua. Nós gostamos muito da Primavera porque é uma estação do ano muito alegre e colorida.





segunda-feira, 25 de março de 2013

Museu da Música

Como gostamos tanto de música estas férias fomos visitar o museu.

O Museu da Música é uma instituição tutelada pelo Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) onde se encontra uma das mais ricas colecções instrumentais da Europa, além de vários espólios documentais e os acervos fonográficos e iconográficos.

O Museu tem como missão salvaguardar, conservar, estudar, valorizar, divulgar e desenvolver os bens culturais, promovendo o património musicológico, fonográfico e organológico português, tendo em vista o incentivo à qualificação e divulgação da cultura musical portuguesa. Esta missão traduz-se num conjunto de atribuições onde se inclui a salvaguarda e estudo das coleções, incorporação de novos espécimes, realização de exposições temporárias, edição de publicações, realização de visitas educativas, recitais, conferências e outros eventos.

No museu jogamos um jogo  de aventura aonde nós fomos os investigadores e descobrimos segredos da Música.........
Por fim fizemos com o  Fernando  um jogo de sons com a bateria, da qual nós adorámos....








sábado, 23 de março de 2013

Teatro " Nasredin e o seu burro"


A partir do conto de Odile Weulersse, um viajante conta a história de Nasredin e o desaparecimento do seu burro mas de repente ele próprio se transforma em Nasredin e inventa uma terrível história para desmascarar o culpado, mostrando assim a importância do gesto, das expressões faciais e corporais tão importantes tanto na Linguagem Teatral como na Língua Gestual.
No fim da  apresentação todos recebemos a Cédula de Nasredin.







sexta-feira, 22 de março de 2013

Campeonato " 4 em linha"

Esta semana tivemos campeonato de 4 em linha e os vencedores foram:

1º Bruno
   2º Ricardo 
   3º Gonçalo

                                                                   Parabéns.




Workshop " Piolhos inteligentes"


NAS ESCOLAS

UMA ESCOLA É SEMPRE UM LOCAL DE MUITA ATIVIDADE E ANIMAÇÃO. AS CRIANÇAS BRINCAM, ENCOSTAM A CABEÇA UMAS ÀS OUTRAS E, POR VEZES O INEVITÁVEL ACONTECE: APARECEM OS PIOLHOS.
A INFESTAÇÃO DE PIOLHOS, OU PEDICULOSE, OCORRE DE FORMA MAIS OU MENOS CÍCLICA EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.


  •  QUE SÃO OS PIOLHOS?

    OS PIOLHOS SÃO PARASITAS COM 6 PATAS QUE SE ALIMENTAM DE SANGUE 
    (ATRAVÉS DE PICADAS NO COURO CABELUDO) E ESTÃO AGARRADOS AO CABELO.
    ...
  • EM QUE ALTURA APARECEM MAIS OS PIOLHOS?

    OS PIOLHOS PODEM APARECER EM QUALQUER ALTURA DO ANO, NO ENTANTO, 
    PREFEREM O CALOR.
    ...
  • EM QUE ALTURA APARECEM MAIS OS PIOLHOS?

    OS PIOLHOS PODEM APARECER EM QUALQUER ALTURA DO ANO, NO ENTANTO, 
    PREFEREM O CALOR.


  • OS PIOLHOS NÃO SALTAM NEM VOAM, MAS NADAM!

    ...
  • UM PIOLHO PODE PÔR ATÉ 300 OVOS DURANTE A SUA VIDA? ESSES OVOS 

    SÃO AS LÊNDEAS!

    ...
  • OS PIOLHOS SAEM DO OVO (LÊNDEA) EM 8/10 DIAS E 12 DIAS APÓS A ECLOSÃO 

    JÁ SÃO ADULTOS E PODEM PÔR OVOS!

    ...
  • OS PIOLHOS GANHAM RESISTÊNCIA A ALGUNS AGENTES QUÍMICOS QUE SÃO UTILIZADOS 

    EM ALGUNS PRODUTOS.








Dia do Pai

P’ró meu pai 
Eu fiz um presente 
Para lhe oferecer
Ele ficar contente. 
Quando eu faço mal 
Ele ralha comigo 
Dá-me bons conselhos
 E é meu amigo. 
 Pegando no seu saquito 
Alegre lá vai 
O dia está bonito 
Pois é Dia do Pai.
 O que tenho para lhe dar 
Não é nada de valor 
Mas o meu pai vai gostar 
Pois dou-lhe com muito amor.
 É uma pequena surpresa 
Mais um bonito cartão 
É tudo muito importante 
Foi feito pela minha mão.
 Embrulho tudo isto 
Em papel lindo com um laço
 E hoje dou ao meu pai 
Mais um beijo e um abraço.






sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia internacional da mulher

Para celebrarmos o Dia da Mulher, resolvemos presentear todas as mulheres com um a flôr e um frasquinho pintado por nós.
                                                    Feliz Dia da Mulher