APRENDER A CRESCER

Oeiras/ Paço de Arcos, Portugal
O Centro de Tempos Livres tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento harmonioso da criança no domínio sócio-afetivo, psico-motor, e intelectual em estreita colaboração com o meio de inserção da criança na família e na comunidade.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dia do Trabalhador

Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador.

As origens do Dia do Trabalhador não são muito recentes, remontam ao séc. XIX (19).

Nessa época, abusava-se muito dos trabalhadores, porque chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e até prejudicial à saúde!

Já há algum tempo que os reformadores sociais (aqueles que propunham reformas, ou seja, mudanças na sociedade) defendiam que o ideal era dividir o dia em três períodos: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 horas para o resto, o que incluía a diversão.

Foi com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diárias que, no dia 1 de Maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago (EUA) se juntaram nas ruas para protestar contra as suas más condições de trabalho. A manifestação devia ter sido pacífica, mas as forças policiais tentaram pará-la, o que resultou em feridos e mortos.

Este acontecimento ficou conhecido como "os Mártires de Chicago", por causa das pessoas que foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos. Quatro dias depois, houve uma nova manifestação pela redução do horário de trabalho e melhores condições.

Mais uma vez, a polícia virou-se contra os manifestantes e acabou por prender 8 pessoas, 5 das quais foram condenadas à forca! Como o povo estava cada vez mais revoltado, estas condenações só serviram para "deitar mais achas na fogueira" e despertar a atenção de todo o mundo.

Em 1888, dois anos depois destes acontecimentos, os presos foram libertados por um júri que reconheceu que os trabalhadores estavam inocentes.

Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu que o dia 1 de Maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos "mártires de Chicago".

Os nossos trabalhadores

domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril- Revolução dos Cravos

25 de Abril sempre a Recordar e a Comemorar

Liberdade e Democracia





CANÇÃO : " GAIVOTA VOAVA VOAVA"

Uma gaivota voava, voava,

asas de vento,coração de mar.

Como ela, somos livres,

somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,

grito vermelho num campo qualquer.

Como ela somos livres,

somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia

"quando for grande não vou combater".

Como ela, somos livres,

somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,

parte à conquistado do pão e da paz.

Somos livres, somos livres,

não voltaremos atrás.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro

As histórias são a forma mais comun, simples e directa usada por todos os povos, em todas as épocas, para expressarem por meio das suas lendas e herois as suas crenças, os seus conhecimentos, os seus valores e a sua cultura.

Em tempo remotos, as histórias eram contadas em roda para toda a comunidade ouvir, incluindo as crianças. Tinham um papel fundamental na formação de cada um, pois eram a forma usada para transmitir os conhecimentos, as notícias, as traições e as lendas de cada povo, de geração em geração. Apartir do sec XX, com a liberação do ensino e da impressão de livros estes tornam-se mais acessiveis e procurados por grande parte da população.
Para celebrar esta data fizemos marcadores para os nossos livros.

domingo, 18 de abril de 2010

Atelier " Fazer Fotografias sem máquina"

Nas férias da Páscoa fomos também à Fábrica da Pólvora fazer um atelier muito criativo, realizamos fotos sem máquina fotográfica.
A nossa entrada
Preparação da foto
Resultado final: As fotos

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Visita ao Museu da Criança

Sentidos e Emoções.....

Porque viver é envolvermos os nossos principais sentidos neste universo de infinitas sensações...VAMOS DESCOBRIR A MAGIA DOS NOSSOS SENTIDOS! Sendo 5 o número dos nossos sentidos, são mil e uma as sensações e emoções que podemos viver no mundo que nos rodeia. Descobri-los é desvendar os seus segredos e mistérios, compreender as suas possibilidades é abrir uma grande janela de luz clara e quente de sabedoria...
Abrirmo-nos ao mundo...Observá-lo com atenção...Experimentar o que descobrimos...Exprimir o que sentimos...
Esta foi a viagem que fizemos ao Museu das Crianças..
Foi muito divertido!







terça-feira, 6 de abril de 2010

Visita à casa das Culturas

Fomos fazer uma visita á casa das culturas no Bairro J. Pimenta em Paço de Arcos.

É um espaço de apoio á integração e imigrantes e de promoção das diferentes culturas do Concelho, onde as associações e grupos de imigrantes podem desenvolver as suas actividades.

Fomos muito bem recebidos.. brincamos e jogamos..



sexta-feira, 2 de abril de 2010

Feliz Páscoa

A Páscoa não se comemora sempre no mesmo dia.
Este ano a Páscoa é no dia 4 de Abril.
Na Páscoa, Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscita. A nossa família junta-se. Nesta festa, come-se pão-de-ló, folares, amêndoas, ovos de chocolate, etc.
No dia de Páscoa, os padrinhos dão presentes aos afilhados.

A Páscoa é uma festa do perdão para as famílias.
Desejamos a todos uma Feliz Páscoa.