APRENDER A CRESCER

Oeiras/ Paço de Arcos, Portugal
O Centro de Tempos Livres tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento harmonioso da criança no domínio sócio-afetivo, psico-motor, e intelectual em estreita colaboração com o meio de inserção da criança na família e na comunidade.

quarta-feira, 18 de março de 2009


As Férias da Páscoa no C.A.T.L


OBJECTIVOS

O nosso objectivo é promover a educação no e para o tempo livre contribuindo deste modo, para o completo e harmonioso desenvolvimento da criança, permitindo-lhe que desenvolvam as suas competências e aprendizagens de forma diferente, agradável, mas proveitosa (função lúdico-pedagógica).

Com a Páscoa, surgem as interrupções lectivas e, como tal, o CATL disponibiliza um local onde poderá deixar os seus filhos durante todo o dia, proporcionando às crianças um espaço de diversão, actividades alusivas à época e muitas surpresas.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO PERÍODO DA PÁSCOA


O CATL funcionará das 7h30 às 19h30 durante todo o período de interrupções lectivas. (30 de Março a 13 de Abril)


DESTINATÁRIOS

O CATL destina-se a todas as crianças com idades entre os seis e os dez anos de idade.


PROGRAMA DE ACTIVIDADES
  • Caça ao Ovo
  • Atelier de culinária ( Folar)

  • Atelier das Experiências Científicas

  • Visita ao Mosteiro dos Jerónimos / Cinema

  • Atelier da Jardinagem

  • Concurso de Karaoke

  • Danças do Mundo

  • Natação

  • Atelier de Fantoches

  • Workshop: “Os Perigos da internet”

  • Quinta dos conto

  • Oficina das cores

Feliz Páscoa

O Dia do Pai

O Dia do Pai celebra-se a 19 de Março, dia de São José.
São José era carpinteiro e vivia na Nazaré, cidade da Galileia.
Era um homem bom e amigo. Ser Pai é muito importante e uma grande responsabilidade. O mais importante não são os bens materiais, mas o Amor, a Atenção, e o respeito que os pais dedicam aos seus filhos. Os pais devem acompanhar, proteger, cuidar e ensinar os seus filhos para que estes se adaptem bem ao mundo que os rodeia.
O CATL está a preparar uma surpresa para este dia………….
Carnaval no C.a.t.l.

Fizemos uma grande festa na sala dos tempos livres. Durante a semana enfeitamos a sala com palhaços, serpentinas e confetis. Os nossos pais trouxeram algumas bebidas e bolinhos deliciosos para o nosso lanche.
Realizamos um desfile de máscaras, e a vencedora foi a Debra do 3º ano. Embora todos tivéssemos muito giros! O Júri foi constituído por uma mãe e dois colegas.
Por fim dançamos e divertimo-nos á brava!
Quarta-feira,11 de Fevereiro de 2009

Feliz Dia da Amizade

Comemorou-se o Dia da amizade no nosso Centro de Tempos Livres. Cada menino escreveu uma mensagem para a pessoa de quem mais gostava.
Construímos também uma árvore com imensos corações com o objectivo de espalhar por entre os Colegas, as Professoras, as Auxiliares e Monitoras muita alegria, amizade e sobretudo Paz.

Legenda: A árvore dos corações


Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009

Por último fizemos com material reciclado o “Bichinho do Amor”.
O material utilizado foi: Filtros de café, rolo de papel higiénico, cartolinas, papel crepe e tinta vermelha.
E o resultado foi este…

Legenda: Bichinhos do Amor


História de São Valentim

Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos. Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.A cerimónia era um acto perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.

Quarta-feira, 7 de Janeiro de 2009

Dia Dos Reis

Como tem vindo a ser tradição, no dia dos Reis fomos cantar as Janeiras aos nossos Pais. Trajamos com a coroa que confeccionamos no C.A.T.L. “ Parecíamos uns autênticos Reis, mas um pouco tímidos!” Presenteamos os nossos Pais com uma fatia de Bolo-rei e cantámos esta quadra inventada por Nós: “Vamos Cantar os Reis, vamos cantar os Reis
Pelo C.a.t.l., a dentro vamos
Receber os nossos Pais”
Para quem não sabe as Janeiras são uma tradição antiquíssima, em que se formavam pequenos grupos de pessoas que cantavam e animavam as localidades, indo de casa em casa desejando um Bom Ano a todos os
presentes.